domingo, 20 de julho de 2014

12 Virtudes - Justiça

Olá Pessoas Queridas !!!


A virtude deste mês é a Justiça, e preciso dizer que foi difícil pensar neste tema ... abrangente demais, e, tanta coisa que eu poderia ter usado para ilustrar ...
Mas, como estou procurando aplicar isto na minha vida, passada, presente e futura, encontrei mais uma maneira de espelhar esta virtude em um fato que aconteceu, e bem interligado com a virtude do mês anterior, que foi a Coragem.

Antes, os significados postados lá na página do projeto no face, pela Pati Barbosa:

“Podemos interpreta-la assim: a justiça é a moderação entre o egoísmo extremo – que torna cada indivíduo o centro do universo – e o altruísmo aniquilador – no qual o centro do universo são os outros”.  

“Na vida de uma sociedade – ou no âmbito da própria espécie humana – a justiça é a equivalência de todos os seus membros. Não é uma equivalência de fato, porque,afinal, todos somos diferentes; mas, sim, uma equivalência de direitos”.  

“O justo, enfim, é aquele que jamais perde de vista a dignidade do indivíduo, seu valor central e sua liberdade – inclusive a liberdade de diferir”.   

“...a justiça nem sempre é a mais bela das virtudes; mas é a mais sublime.Humanamente criada, ela aponta para o que está além do humano. Não podemos jamais ser íntimos dela: apenas admira-la”. 

Em outra pesquisa, encontrei mais alguns significados a respeito do tema:

Aristóteles definia justiça como sendo uma igualdade proporcional: tratamento igual entre os iguais, e desigual entre os desiguais, na proporção de sua desigualdade. Aristóteles também reconhece que o conceito de justiça é impreciso, sendo muitas vezes definido a contrariu sensu, de acordo com o que entendemos ser injusto – ou seja, reconhecemos com maior facilidade determinada situação como sendo injusta do que uma situação justa. 
Platão reconhece a justiça como sinônimo de harmonia social, relacionando também esse conceito à ideia de que o justo é aquele que se comporta de acordo com a lei. Em sua obra “República”, Platão defende que o conceito de justiça abrange tanto a dimensão individual quanto coletiva: a justiça é uma relação adequada e harmoniosa entre as partes beligerantes de uma mesma pessoa ou de uma comunidade. 
Dentro da teoria do Direito Natural, São Tomas de Aquino conceituou justiça como sendo a disposição constante da vontade em dar a cada um o que é seu - suum cuique tribuere - e classifica-a como comutativa, distributiva e legal, conforme se faça entre iguais, do soberano para os súbditos e destes para com aquele, respectivamente. Tomás de Aquino entende que não há um código incondicionado ou absoluto de uma justiça invariável, tendo em vista que a razão humana é variável – ainda que a vontade de buscar a justiça seja um perpétuo objetivo para o homem. Tomás de Aquino, ainda, aproxima muito seu conceito da religião, ao argumentar que, se somente a vontade de Deus é perpétua e se justiça é uma perpétua vontade, então a justiça somente pode estar em Deus.
Então, eis a minha página:


Materiais utilizados:
- Papéis, adesivos, e chipboards Basic Grey, coleção Hey you
- Brads American Crafts
- Washi tapes
- Enamel dots MME
- Mini carta de baralho
- Mini alfabeto Basic Grey
- Tinta spray Huey mist Studio Calico


Aqui aparecem apenas meu irmão a minha sobrinha. Pai e filha, e só Deus sabe tudo o que estes dois já passaram nesta vida.
Neste caso, acho que quem realmente equilibrou a balança, foi a justiça divina. Diante de todas as dificuldades, e o descrédito de muitas pessoas, eles estão ai, firme e fortes, crescendo e alcançando sucesso, e é reconfortante saber que eles superaram muitos prognósticos negativos e catastróficos.

Deus sabe o que faz. Podemos não entender durante os momentos de dor e perda, mas ele não nos deixa, e nos coloca no caminho certo, de uma forma ou outra.

Mais engraçado ainda, é ver a nossa Querida Alice, superando o pai, nas idéias mirabolantes ... ele sempre nos deixava no chinelo com algumas idéias malucas ... agora, justiça seja feita [sem trocadilhos!!] ele está pagando a sua parte por nos fazer pagar alguns micos! Viu como a justiça funciona!  ;)

Brincadeiras a parte, não posso dizer que acredito na justiça humana, afinal, como já escrevi em algum outro post, é só ligarmos o jornal, e teremos acesso e toneladas de injustiças que acontecem, todos os dias. Mas da justiça divina eu não duvido. Pode demorar, mas, cedo ou tarde, prestaremos contas de nossas atitudes, falhas ou não. Então, por mais difícil que seja, espero no final das contas, conseguir ter um saldo positivo de mais atitudes certas que erradas. Deus me ajude!

Desejo a todos um excelente domingo !!

Bjs,


Um comentário:

  1. Ana Lu, penso exatamente como você com relação às justiças humana/divina! Amei esse post, super instrutivo, a definição da primeira frase é perfeita, nunca tinha pensado dessa forma!
    E a página ficou ótima também, fiquei curiosa sobre as ideias mirabolantes dos dois, hahahaha
    bom fim de semana ♥

    ResponderExcluir

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !