terça-feira, 22 de abril de 2014

12 Virtudes - Tolerância



Olá Pessoas Queridas !!!

Hoje é dia de post do projeto 12 Virtudes.

E a virtude deste mês, é a TOLERÂNCIA.

Então, antes, vamos ao significado, e neste primeiro texto, algumas partes do texto, compartilhadas pela Pati Barbosa, na nossa página do projeto:

... a tolerância é essencial para viver em sociedade, conviver com as diferenças e pensar com clareza”.
“A tolerância é uma virtude tão problemática que até seu nome nos deixa em dúvida. Afinal, só podemos tolerar aquilo que não nos agrada. A simples e fácil concórdia não é o mesmo que a tolerância...”.
“E, por difícil que seja, ela é absolutamente necessária. Sem uma pitada de tolerância – ainda que imperceptível -, não existe vida em sociedade, nem filosofia”.
“Cada pessoa tem uma visão de mundo única, impossível de ser repetida. ... A infinita diferença entre visões de mundo gera infinito desentendimento”.
“Diante dessa confusão, existem duas posições básicas. Uma delas – muito comum – é acreditar que uma determinada visão de mundo deverá triunfar... . A outra posição... é que mesmo que exista uma verdade absoluta, nada garante que um dia o ser humano irá captá-la. Até lá, temos de dar um jeito de viver juntos, da melhor forma possível. Essa modéstia de pensamento dá origem à tolerância...”.
“A tolerância também é uma forma de amor pela verdade – mas um amor humilde, maduro e sem ilusões”. 
“A pessoa tolerante admite que vivemos em um mundo de opiniões. O que sabemos com certeza é muito menos abundante do que aquilo que ignoramos. E, muitas vezes, as certezas que temos não são o suficiente para definir nossos valores”.“A mente tolerante não se recusa a condenar o mal, mas nos ensina a colher flores no lodo e adiar ao máximo a primeira bofetada: é a virtude da cortesia estendida a toda a raça humana”.



O significado na Wikipédia:

A tolerância, do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física.
Do ponto de vista da sociedade, a tolerância é a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou grupo social, que tem uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária de aceitar valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertença original.
O conceito de tolerância se aplica em diversos domínios:Tolerância social: atitude de uma pessoa ou de um grupo social diante daquilo que é diferente de seus valores morais ou de suas normas.Tolerância civil: discrepância entre a legislação, a sua aplicação e a impunidade.Tolerância segundo Locke: «parar de combater o que não se pode mudar».Tolerância religiosa: atitude respeitosa e convivial diante das confissões de fé diferentes da sua.Tolerância farmacológica ou medicamentosa: diminuição da responsividade a um fármaco, ou seja, a diminuição do efeito farmacológico com a administração repetida da substância.Tolerância técnica: margem de erro aceitável (ver Tolerância (engenharia)), ou capacidade de resistência a uma força externa.Tolerância: em gestão de riscos constitui o nível de risco aceitável normalmente definido por critérios pré-estabelecidos.
Mais um pouco sobre o assunto:


O que é Tolerância:


Tolerância é um termo que vem do latim "tolerare" que significa "suportar", "aceitar". A tolerância é o ato de indulgência perante algo que não se quer ou que não se pode impedir.
A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita diferentes opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social. Este tipo de tolerância é denominada "tolerância social".
O dia 16 de Novembro foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional para a Tolerância. Esta é uma das muitas medidas da ONU no combate à intolerância e não aceitação da diversidade cultural.
Na Medicina, o termo "tolerância medicamentosa" é utilizado para designar a capacidade de um indivíduo para suportar determinados medicamentos. A tolerância a uma medicação pode diminuir em consequência da utilização em excesso do mesmo medicamento.
A expressão "tolerância zero" é utilizada para definir o grau de tolerância a uma determinada lei, procedimento ou regra, de forma a impedir a aceitação de alguma conduta que possa desviar o que foi previamente estabelecido. Por exemplo, "tolerância zero a motoristas embriagados"

Atualmente, há muitas atitudes que relevamos, ou toleramos, mas, se assistirmos aos noticiários com atenção, veremos que também, o nosso índice de tolerância, em certos aspectos, está diminuindo.

Não acredito que algum dia chegaremos em um senso comum, do que pode ou não ser tolerado, ou , do que deve ou não ser tolerado ... mas espero que, um dia, usemos esta virtude apenas para exercer atitudes para de bem e para o bem.

Maaaaasssss, chega de filosofar, vamos scrapear!!

É difícil pensar em tolerância, aplicada ao dia a dia, mas, se pensarmos bem, é muita coisa, que pode parecer insignificante no momento, mas que representa bem o nosso uso da tolerância. Não toleramos algumas atitudes que nos magoam, irritam, ou incomodam por um bem maior? Não toleramos algum alimento, nem sempre saudável, mas tudo por que gostamos de comer? Não toleramos uma dor chata e insistente por que queremos estar em algum lugar, ou com alguém? Não toleramos algumas pessoas, por sermos educados ou não querer 'baixar o nível'? Toleramos ocasionalmente até mesmo insultos velados em 'brincadeiras', para não criar confusão ou ignoramos atitudes mesquinhas, para manter a paz em determinadas situações.

Na minha página, eu realmente não sabia o que fazer, para transmitir esta virtude, até que lembrei de um episódio em uma viagem no exterior.

Se vocês repararem nas minhas fotos de eventos e viagens ... eu quase sempre estou usando alguma peça bem colorida ... eu gosto de roupas confortáveis, mas nem por isto elas precisam se sérias!

Então, eu estava na fila, aguardando o embarque, usando meu tradicional uniforme de viagem ... uma calça rosa, com bolonas pink. Até então, nada demais ... camiseta branca e tenis, e minha mochila, do notebook ao meu lado, e com uma bandeira do Brasil costurada nela ... tudo normal ... até que, um casal, provavelmente de pessoas da região norte/nordeste do Brasil (... por causa do sotaque ...), comentando, nas minhas costas que, eu havia esquecido de tirar o pijama. Naquele instante, eu estava conversando com a atendente do vôo em inglês, mas me deu uma vontade imensa de virar para o casal, e agradecer pelo elogio, em bom português ... mas pensei melhor, e acabei ficando quieta, por que, eu não ia estragar a minha felicidade e as minhas férias, por causa de um casal recalcado e sem um pingo de humor e criatividade!

E foi isso que resolvi registrar na minha página ... lembrar desta passagem com humor, e não deixar que comentários deste tipo, me façam mudar quem eu sou e o que eu gosto ... é uma forma de tolerar e relevar atitudes mesquinhas e contraproducentes!!

A foto que usei aqui, foi de uma outra viagem, desta vez, com uma calça tão colorida quanto, mas estampada com a nossa bandeira ... bem patriota!
E aqui, aproveitei para usar o plástico com divisórias, estilo PL. O papel com os dias da semana ajudou bastante, já que precisamos exercitar nossa tolerância diariamente, não é?
Materiais utilizados:
- Papéis Basic Grey, snippets coleções Clippings e Hipsters
- Die cuts de chipboard Basic Grey, coleção Hey you!
- Recortes silhouette 
- Carimbos Sweet Stamp

Por um mundo mais tolerante e consciente!!

Bjs e uma ótima semana para vocês!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !