sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Biblioteca de Scrap #7

Olá pessoas queridas !!!


E mais um mês que chega ao final ... Vamos a mais um post da biblioteca de scrap?

O livro deste mês, que me foi gentilmente cedido por minha querida amora Pati Dias (Thanks querida!), é este:


Clean & Simple Scrapbooking, da Cathy Zielske, publicado pela Simple Scrapbooks.


Este livro é de 2004, mas lendo-o, achei dicas bacanas e úteis, mesmo para quem só faz uma página clean, quando está sem idéias, como eu.

O livro tem 6 capítulos, e mais um index com os materiais utilizados, o que eu gosto bastante, por que ajuda a nos direcionar nos itens a utilizar.

Vou passar um resumo, que está no índice do próprio livro, para que vocês possam ter uma idéia geral do conteúdo.

O primeiro capítulo se chama “Simple Starts” (Início simples) e é uma galeria, que demonstra basicamente o que é o estilo clean, e onde a autora descreve o que é a ‘filosofia’ do scrapbooking simples. Começa com o básico e parte daí para a explicação ou o desenvolvimento do tema.

O próximo se chama “Scraphic Design”, uma junção de scrap com design gráfico, e que fala justamente sobre isto, sobre explorar o seu “eu” criativo, e que, independente do seu estilo, uma boa compreensão sobre design, vai ajudar a aprimorar o seu processo criativo e sua forma de criar.

O terceiro capítulo se chama “Talk to me”, falando sobre o journaling, que é tão importante quanto as fotos, e oferta idéias para auxiliar a desenvolver e inspirar nos a escrevermos nossos journalings.

O quarto capítulo, “Point & Shoot” (aponte e dispare), fala sobre fotografia, e que esta a razão primária para fazermos scrapbook. Traz também algumas dicas técnicas de câmeras.

O quinto capítulo, “The art of type” aborda o tema do uso de fontes diferenciadas nas páginas, de como e por que elas funcionam.

E o último capítulo “Simply inspired” fala sobre processos criativos, ferramentas, espaço de trabalho e inspiração. E como se aproximar deste passatempo com um simples olhar.

Well, aí está um super resumo deste livro, que eu achei ótimo. As vezes eu preciso de um ponto de partida, e lendo o livro, já tive algumas boas idéias.

E claro, eu aproveitei para testar um pouco disto tudo que li, e fiz esta página:


Procurei dar ênfase ao journaling, às fontes usadas e claro, à foto, que foi meu ponto de partida.

Usei basicamente cardstock, branco e cinza, texturizados, e a página de base é da Making Memories, coleção Be inspired, suuuper antiga (lá dos primórdios do meu acervo ...), mas eu precisava de uma base “simples” para começar. Eu adoro este papel!

E olha, vou dizer que não foi fácil ... parece que, quando eu me proponho a fazer algo simples, aparecem um monte de coisas para serem usadas, eu lembro de um milhão de materiais que eu tenho e que ficariam ótimos aqui ... ai ai ai.

Mas mantive o meu propósito!

Espero que vocês tenham gostado deste livro (e a minha tentativa clean...).
E para quem gostou do estilo "clean" e quer conhecer um pouco mais sobre a autora, vá até o blog dela, AQUI.  

Por hoje é isto. 

Bjs e até mais,

Um comentário:

  1. Gosto muito da Cathy Zielske, mas não tenho esse livro, Ana. Me parece ser daqueles que nunca deixam de ser atuais, como o 52 da Elsie ou o Freestyle.

    Acho o estilo clean dificílimo de fazer e nem todo mundo consegue. A página tem que ser clean, mas não dar a impressão de coisa inacabada, é difícil!

    Gostei da sua, do design e a foto da sobrinha está linda, mas prefiro o estilo Ana Lu de sempre!

    beijão e falta pouco, hein? bom fim de semana

    ResponderExcluir

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !