segunda-feira, 25 de junho de 2012

Glossário de Scrap - LETRA "C"


Calligraphy - Letra manuscrita, rebuscada.

Canetas Copics Canetas de diversas cores utilizadas para pintar carimbos.


Caneta-Gel - Caneta de de ponta média utilizada para escrever o journaling das página de scrapbooking, decorar enfeites, etc. Encontrada em uma grande gama de cores.

Caneta Teste de pH - Instrumento em formato de caneta utilizado para testar a acidez do papel e para saber se este é alcalino ou se possui pH neutro.

Cardstock - Papel liso e e colorido na massa , geralmente usado como base em páginas de scrapbooking, cartões ou outros projetos. O cardstock pode ser encontrado em diversas cores e gramaturas.

Cardboardé o papelão corrugado, muito usado em embalagens. No scrapbooking digital é usado em
detalhes para enfeitar, com a parte corrugada aparecendo.

Carimbeiras Almofadas com tinta para carimbos.

Carretilha - Ferramenta serrilhada nas pontas usada para marcar o local onde se deseja cortar ou costurar.

Cerâmica Plástica (Polymer Clay): Massa à base de acrílico, usada para produzir peças de bijuteria e outros enfeites. Conhecida também nas marcas FIMO e SCULPEY.

CHA – Craft and Hobbies Association. Feira anual de lançamentos de materiais para scrapbooking e artesanato. Criada em 2004, a feira acontece nos E.U.A. em duas edições, uma no início do ano, no inverno, chamada de CHA Winter e outra no verão, chamada de CHA Summer.
https://www.craftandhobby.org/

Chalk - Técnica que deixa a página com efeito de sombra, envelhecimento, iluminação ou sujeira. Este efeito é feito através de pasta colorida ou giz pastel. Veja também "Giz Pastel".

Chalking- - Arte de usar chalks para enriquecer e valorizar as páginas de scrapbook.

Charms - berloques ou detalhes tipo plaquinhas, que são pendurados nas páginas para decorar.

Chipboard – Material similar ao papelão porem mais duro. Na maioria dos casos o chipboard não é acid-free. Pode ser adquirido em placas ou cortes com formatos e formas de letras do alfabeto e numeros, ou ainda já colorido ou coberto com papel. Chipboards dão dimensão e um ótimo aspecto decorativo ao LO. Aqui no Brasil também é encontrado como papelão Horle.

Circle Journal - Álbum que vai sendo feito por um grupo de pessoas enquanto circula entre elas. Cada pessoa faz uma página, a partir de um tema pré-definido ou não. No final, o álbum retorna para a pessoa que o iniciou. É comum ser feitos vários ao mesmo tempo, cada um lançado por uma pessoa do grupo, para que, no final, cada membro tenha seu exemplar.

Circle-cutter - Cortador que corta o papel em círculos de tamanhos variados.

Clear Stamps – Carimbos de silicone que devem ser utilizados juntamente com Blocos de acrílico. Esses carimbos aderem temporariamente ao bloco, permitindo sua utilização.

CK Creating Keepsakes (tradução literal: Criando Recordações) - Conhecida e renomada revista americana voltada ao universo do Scrapbooking. Pode ser encontrada no mercado brasileiro específico ou encomendada diretamente no site da editora: (www.creatingkeepsakes.com).

CK OK - Creating Keepsakes Okay. Selo de aprovação de qualidade encontrado nos produtos para scrapbooking. Este selo é certificado pela Creating Keepsakes, renomada revista americana. Produtos que possuem esse selo são considerados seguros para a prática de scrapbooking.

CKU - Creating Keepsakes University. Grande evento com curso intensivo promovido e realizado pela revista Creating Keepsakes onde são realizados muitos cursos, lançamentos de novos produtos etc. A CKU é itinerante, ou seja, é realizada em várias cidades dos Estados Unidos e em algumas outras de outros países. Este evento geralmente conta com a presença de designers famosos no mundo do scrapbooking.

Clikit - Ferramenta para ilhós que dispensa o uso do martelo. Funciona sob pressão e pode ser usada para fazer o furo e posteriormente fixar o ilhós na página. (http://scrapbooking.about.com/library/weekly/blcooltools2.htm)

Clip Art - Figuras, pequenas imagens ou desenhos que podem ser utilizados para enfeitar páginas, cartões ou tags.


Clothespins - Mini-prendedor de roupas utilizado para pendurar e decorar tags, fotos, enfeites, letras, fitas etc.

CMYK - É a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Amarelo (Yellow), Magenta (Magenta), e Preto (black). É utilizado em meios que têm fundo branco, como as impressões em papel. CMY é a mesma coisa, porém sem a cor preta. O resultado da sobreposição das três cores, na impressão gráfica, é uma cor intermediária entre o cinza e o marrom; por isso mesmo considera-se o preto a quarta cor primária.Para Impressão de Livros ou qualquer outra coisa que seja impressa, é usada esta combinação. É o famoso “Azul, Vermelho e Amarelo” que nós brincávamos quando éramos crianças misturando as tintas para obter cores novas. (http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK)


Collab ou Collaborative Kit – Kits colaborativos criados pelas designers de uma mesma loja. Também podem contar com designers convidadas (Guest Designers) de outras lojas.
Collage - Composição artística feita da colagem de diferentes materiais como tecidos, papéis e outros materiais.

Colluzzle - Marca de gabaritos feitos para cortar figuras com um estilete e um tapete de espuma especial.

Color Blocking - Técnica parecida com o mosaico, também conhecida como Bloco de Cores, que utiliza blocos de papéis coloridos ou fotos para compor um layout de scrapbooking.

Color wheel - Circulo cromático utilizado para a escolha das cores que irão compor um layout.

Colorplus - Papel não acid-free, disponível em várias cores e texturas no Brasil. É usado principalmente na confecção de cartões artesanais e confecção de álbuns de fotografia dado seu preço mais acessível.

Conchos (abraços) - Círculos, quadrados ou triângulos coloridos, que são fixados por trás como as bailarinas, e servem de moldura para letras e palavras.

Confete - Também chamado de "punch", são aquelas figuras de papel em vários formatos, feitas com os furadores de papel.

Cores Análogas - Qualquer cor que esteja próxima de outra no círculo cromático.

Cores Complementares - Cor que é diretamente oposta à outra no círculo cromático.

Cores Primárias - cores puras que não podem ser obtidas a partir de mistura de outros pigmentos. São primárias as cores azul, vermelha e amarela.

Cores Secundárias - criadas a partir da mistura das cores primárias. São o verde, o laranja e o violeta.

Cores Terciárias - cores intermediárias formadas a partir da mistura de cores primárias e secundárias. Exemplo: verde-azulado.

Corners (Photocorners) – Cantoneiras. Material utilizado para fixar fotos em álbuns de fotografia. Pequenos pedaços de papel são encaixados nos cantos das fotos e fixados no álbum. A foto fica encaixada, eliminando a necessidade de usar adesivo em sua fixação na página.
Podem ser comprados prontos ou confeccionados com os papéis de acordo com o tema da página.

Corner-Edger Scissors - Tesouras específicas para cortar cantos. Cada par destas tesouras podem criar quatro tipos de cantos.

Corrugated paper - Papel grosso, ondulado, disponível em várias cores.

Corrugador - Ferramenta para criar relevos secos, composto por dois rolos de borracha, com uma imagem pré-definida, que dará o ao papel o relevo escolhido.

Cricut Machine – Uma máquina de corte para criar os mais diversos cortes para o Artesanato, Scrapbook, técnicas escolares e trabalhos manuais

Crop - Ato de cortar ou dar formas a uma foto.

Crop-a-dile – Ferramenta para colocação de ilhoses. Similar a um alicate, esta ferramenta permite a furação e aplicação de ilhóses no tamanho 1/8" e 3/16. Tem um alcançe limitado na versão alicate. Já a versão Big Bite permite que o ilhós seja aplicado em qualquer lugar de uma página em tamanho 30x30 cm.

Crop day / Crop night – Confraternização ou encontro entre pessoas para trocarem idéias, sugestões ou, simplesmente, fazerem scrapbooking.

Cropping - Arte de cortar ou enfeitar fotografias, de modo a dar enfoque às partes principais.

Crumple - Efeito de página amassada.

Crumpling - Ato de amassar, enrugar ou dobrar o papel para criar uma textura.

CT Call - Chamado para time creativo. É quando uma designer abre um chamado para seu time de criação, selecionando scrappers para criarem layouts com seus produtos.
Customizar - Modificar ou decorar deixando com aparência própria e exclusiva.

Cutting Mat ou Placa de Corte - Base utilizada para fazer cortes retos no papel, com marcações em centímetros ou milímetros para facilitar as medições e proteger a mesa de trabalho.



Veja AQUI, as referências de pesquisa do glossário.

Nota: Faltou alguma palavra? Tem alguma dúvida? Escreva um comentário que eu procuro o significado, ou uma explicação, e depois te respondo, ok?
E não esqueça de deixar seu contato para que eu possa te retornar !!

Obrigada!

3 comentários:

  1. Oi, Ana Lu!
    Tô adorando esse glossário.
    Fiquei com uma dúvida: a clikit é como a crop a dile? A crop eu conhecia, essa clikit nunca ouvi falar...
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Oi Tá!

    Tem um link com imagem e a explicação de como usar o clickit aqui: http://scrapbooking.about.com/library/weekly/blcooltools2.htm

    Obrigada por perguntar, já vou aproveitar para colocar este link ali no glossário, para facilicar avisualização da ferramenta!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Oba !! Adoro comentários !!

Obrigada !